quarta-feira, 1 de junho de 2016

Por que escolhi ser pedagoga?


          Reflexões sobre educação sempre estiveram presentes em minha vida, com algumas pedagogas na família o assunto sempre estava em discussão nos encontros familiares. Além disso, tinha uma paixão por uma professora da escola, Tia Nireire, ela me ajudou a enfrentar o bullying e usava uns carimbos que eu adorava. Esse amor me inspirava a sempre brincar de professora com meus primos ou com as bonecas, até quadro negro meu pai comprou para brincarmos e a borracha pintada com caneta era o meu carimbo. No entanto, minha vontade de ensinar não perpassava as brincadeiras com os primos. 
          Com a 1ª aprovação no vestibular, iniciei o curso de Gestão Ambiental no CEFET em 2002, no ano seguinte ingressei na UFRN no curso de Ecologia, até então, continue me aperfeiçoando na área ambiental. Nesse tempo, mais pedagogas eram formadas na família, inclusive minha irmã, mas a necessidade de conquistar uma estabilidade me fez continuar buscando o crescimento na área que havia iniciado os estudos acadêmicos. Porém, a Educação Ambiental (EA) foi a área que escolhi para atuar durante minhas experiências nas duas graduações. 
          No mestrado comecei a trabalhar na área de Ecologia Humana, ela não tem relação com a EA mas consegue aproximar a pesquisa com o ser humano, e essa relação do homem com a natureza me encanta. Em 2012, após o mestrado tive a oportunidade de ministrar aulas no PRONATEC, foi uma experiência maravilhosa. Já no doutorado, assim como no mestrado, também experimentei a docência na UFRN. Nesse caminho de aprendizagem e experiências educacionais, resolvi fazer o ENEM e buscar a concretização de um sonho: a formação em Pedagogia. Fui muito criticada, todos sabem das dificuldades enfrentadas pelos educadores no país, mas não dei ouvidos, fui a luta e entrei no curso. Aos trancos e barrancos irei concluir meu doutorado e minha nova graduação, e estou determinada e disposta para concluir com sucesso. 
         Confesso que estou encantada com o curso e tem sido tudo maravilhoso, tenho aprendido bastante e conseguido ressignificar diversas memórias escolares. Essa experiência interdisciplinar proposta no 1º semestre tem sido muito enriquecedora e esclarecedora, pois consigo enxergar os verdadeiros significados das práticas educacionais e ter a certeza que tomei a decisão correta. Num futuro próximo, espero concluir o curso com muitas conquistas e conseguir exercer a profissão de pedagoga com muita responsabilidade.


Tia Nireide, ainda atuando como professora no Auxiliadora.

Como eu brincava de professora com as bonecas..

Turma do curso Técnico em Agroindústria, meus alunos durante o ano de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário